//#IgualdadeTemVoto Democracia: Introdução

#IgualdadeTemVoto Democracia: Introdução

A democracia é fundamental para a redução das desigualdades. É ela que garante a todos e todas voz e voto nas decisões públicas. Para que seja efetiva, é preciso avançar na disponibilidade de informações, na democracia participativa e no fortalecimento das instituições.

A história do Brasil é de uma democracia disponível apenas para parte da população, feita de alianças entre partes do Estado e representantes do Mercado. É verdade que, desde a redemocratização, ocorrida no final da década de 80, temos experimentado uma mudança em curso: diversas instituições criaram formas de participar na formulação de várias políticas públicas, de assistência social, educação e saúde à infraestrutura.

Mas essa mudança ainda é incompleta. Ainda existe maior influência nos resultados das eleições ou nas decisões do Estado por parte de grupos detentores de poder econômico. Por isso, pensamos em propostas que reduzam essa desigualdade de influência e acesso ao Estado. Isso passa por reduzir a influência do poder econômico no resultado das eleições, equipar todas e todos os cidadãos dos conhecimentos necessários para exercer plenamente seu poder de voto e a sua cidadania, diminuir a assimetria de informação entre os grupos que desejam contribuir e influenciar as decisões do Estado e garantir que o próprio Estado seja capaz de ponderar diferentes interesses e informações, para tomar decisões consistentes com o interesse coletivo.