//Representatividade no Cinema

Representatividade no Cinema

Faz Diferença a representatividade no cinema?

O relatório “Inequality in 900 Popular Films,” (Desigualdade em 900 Filmes Populares) desenvolvido pela Smith and the Media, Diversity & Social Change (MDSC) Initiative, revelou o quão longe estamos de alcançar a igualdade de representação no cinema.

Em relação à população negra representada, nos 100 filmes mais lucrativos do ano de 2016 apenas 5.8% dos protagonistas eram negras ou negros, 25 desses filmes não tinham personagens negras com falas. Em uma amostra de 900 filmes, apenas 5,6% dos diretores eram negros. A desigualdade é ainda maior quando analisamos os dados para mulheres negras: apenas 3 mulheres negras protagonizaram os filmes da amostra.

É importante pensar também no papel ocupado por negras e negros nos filmes em que eles são representados. São heróis? Personagens admiráveis? Ocupam posições de poder? É difícil listar filmes em que os personagens negros tenham essas características.

Não por acaso, a proporção de personagens negros com falas muda substancialmente em filmes com diretores negros, nesses casos 52,4% dos personagens da amostra eram negros. Recentemente, o diretor Ryan Coogler revolucionou ao dirigir um filme com um elenco quase todo negro em um filme de super heróis.

O diretor do filme Pantera Negra, filme que foi líder de bilheteria nos Estados Unidos, conta que quando criança gostava dos quadrinhos do X-Men e do Homem Aranha, mas sempre procurava por quadrinhos com personagens negros. Ryan encontrou suas heroínas na vida real. “Nossos bairros, nossas famílias, eram comandados por mulheres como Lupita e Danai [protagonistas do filme], minha mãe é assim. Eu vi minha mãe ser uma guerreira, uma líder, uma esposa amorosa e uma mãe amorosa todos os dias. E eu não vi isso na cultura pop.”, conta.

Ryan fez o filme para as pessoas que cresceram com ele e se parecem com ele.


Post originalmente publicado em: https://www.facebook.com/faz.diferenca.br/photos/a.633682643498440.1073741826.612166458983392/819189558281080/?type=3&theater