/Sobre nós

Sobre nós

O Faz Diferença? é um grupo de formação política de jovens que acreditam que o principal problema do Brasil é a sua extrema desigualdade, que se manifesta em diversas faces, abrangendo desde questões socioeconômicas até discriminações baseadas em aspectos como gênero, raça ou orientação sexual. O Faz Diferença? nasce para trazer mais dados e evidências para qualificar o debate sobre a desigualdade no Brasil e incentivar a sociedade a discutir ativamente este tema. Com isso, temos o desejo de que todas as políticas públicas levem em conta seu impacto sobre a equidade, combatendo a desigualdade de forma propositiva, inovadora e fundamentada.

O grupo nasceu em 2016, em meio a um clima bastante tenso politicamente no Brasil, onde "pós-verdades" e "fake news" começavam a tomar conta dos debates. No início, nos reuníamos de forma bastante informal, como uma reunião de amigos para discutir a conjuntura e desabafar sobre os absurdos divulgados publicamente, sem o menor compromisso com os fatos e dados. Com o tempo, sentimos a necessidade de ir além das nossas conversas internas e percebemos que poderíamos de fato levar mais informação para as pessoas, para que elas continuem se apropriando cada vez mais do debate público, mas sempre de maneira fundamentada em evidências.

Nossa atuação pública se iniciou com uma página no Facebook em abril de 2017, e desde então já temos mais de 7 mil seguidores e os projetos não param de surgir! Você poderá conhecer quem faz parte do movimento logo abaixo.

Conheça quem faz parte

Adriano Oliveira

Formado em Economia e mestrando em Teoria Econômica na FEAUSP, foi tesoureiro do Centro Acadêmico e hoje pesquisa macroeconomia na área de Economia e Complexidade.

Arthur Hussne

Formado em História pela FFLCH-USP e graduando em Direito FD-USP. Trabalhou com Economia Solidária na ITCP-USP e atualmente é professor de filosofia e sociologia.

Cristina Castellan

Economista pela FEAUSP, é co-fundadora do EconoEduc e hoje atua com projetos inovadores em educação na Fundação Lemann.

João Moraes Abreu

Economista pela FEAUSP, trabalhou na SP Negócios e hoje é mestrando em Administração Pública e Desenvolvimento Internacional em Harvard.

Laura Blanco

Graduada em Direito pela FGV, atua como advogada no Mattos Filho Advogados na prática de Organizações da Sociedade Civil, Negócios Sociais e Direitos Humanos.

Mauricio
Tibério

Graduado em Ciências Econômicas pela FEA USP, trabalha há 4 anos no mercado financeiro no segmento de corporate banking.

Thais Dias

Formada em economia pela FEAUSP, estudou um semestre na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e hoje atua no mercado de dívida local pelo Itaú.

Alex Mazzanti Jr.

Bacharel em Letras e mestrando em Letras Clássicas pela FFLCH/USP. Foi professor de redação, de latim e de grego, além de também ser formado em música.

Barbara Panseri

Graduada em Relações Internacionais pela USP e mestra em Administração Pública e Governo pela FGV, é sócia e consultora da Entrenós Planejamento Estratégico.

Ivan Mardegan

Economista pela FEAUSP. É doutorando em Administração Pública e também pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV.

José Roberto Baldivia

Formado em Relações Internacionais pela USP, tem experiência em gestão, trabalhando no setor público e privado. Atualmente atua em projetos de Educação pela Fundação Lemann.

Leonardo Bueno

Graduado em Economia pela FEAUSP, é doutorando em Administração Pública. Também é pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV.

Paula
Macedo

Formada em Administração de Empresas pela UnB, hoje atua na área de Expansão de Escolas na Somos Educação.

Arthur Fisch

Formado em Economia pela FEAUSP, é doutorando em Administração Pública e Governo pela FGV e pesquisador do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV.

Caio Callegari

Formado em Economia pela FEAUSP e mestrando em Administração Pública pela FGV. É Coordenador no movimento Todos Pela Educação e co-fundador do Econoeduc.

Joana Furquim

Formanda em Direito pela USP, trabalhou na organização Vetor Brasil, e pequisa Direitos Humanos, Desenvolvimento e Capacidade Estatal.

Laura Abreu

Formada em Administração Pública pela FGV. Trabalhou na Plano CDE com pesquisas quantitativas e avaliações de impacto social. Hoje atua no Instituto Meio com geração de renda.

Maíra Madrid

Formada em Economia pela USP, é Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na Prefeitura de São Paulo. Atualmente, atua na área de parcerias público-privadas.

Tamara Crantschaninov

Doutora em Administração Pública e Governo pela FGV, é consultora sênior para organizações de interesse público e especialista em participação social e governança pública.

Como participar?

Tem interesse em conhecer mais do grupo e falar com a gente? Nos envie uma mensagem clicando no botão ao lado!